Trabalhos publicados em anais de eventos
2022
2021
- CAVALARI, M. F.. PESQUISAS SOBRE MULHERES NA ACADEMIA EM MATEMÁTICA: considerações iniciais. In: XIV Seminário Nacional de História da Matemática, 2021, Uberaba - Remoto. Anais do XIV Seminário Nacional de História da Matemática, 2021.
- CRISTOVÃO, E. M.. EXPERIÊNCIAS DE UMA FORMADORA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE SE ENVEREDA PELA INTERDISCIPLINARIDADE: NA EXTENSÃO, NO ENSINO E, QUEM SABE, NA PESQUISA!. In: VII SHIAM, 2021, Campinas. Anais do VII SHIAM. Campinas: Mamoré Educacional, 2021. v. 3. p. 125-130.
- FONSECA, Vitor Eduardo da Silva; BUENO, Luís Gustavo Sampaio; CAVALARI, Mariana Feiteiro. "MIRIFICI LOGARITHMORUM CANONIS CONSTRUCTIO" DE NAPIER: UMA DESCRIÇÃO INICIAL.. In: XIV Seminário Nacional de História da Matemática. Anais...Uberaba(MG) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), 2021.
- FONSECA, Vitor Eduardo da Silva; CAVALARI, Mariana Feiteiro. Uma História dos Logaritmos: As Contribuições de Napier. In: IV Simpósio de Iniciação Científica da UNIFEI, 2021, Ítajubá. Anais IV Simpósio de Iniciação Científica da UNIFEI, 2021. p. 360-361.
- LEMES, J. C. ; CRISTOVÃO, E. M. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS COM JOGOS E MATERIAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. In: IX EMEM- Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2021, Pouso Alegre. Anais do Encontro Mineiro de Educação Matemática: desafios e possibilidades da Educação Matemática durante e pós-pandemia. Pouso Alegre: Even3. v. 1. p. 361-375.
- LEMES, J. C. ; CRISTOVÃO, E. M. . CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS EVIDENCIADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PROPOSTA DO JOGO ?FRAÇÕES COM DOMINÓS? PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2021, Online. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasil: Even3, 2021. v. 1. p. 1378-1392.
- LIMA, Larissa Rafaela Silva; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. CONHECIMENTO ESPECIALIZADO MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.. In: Anais do Encontro Mineiro de Educação Matemática: desafios e possibilidades da Educação Matemática durante e pós-pandemia. Anais...Pouso Alegre(MG) IFSULDEMINAS, 2021. p. 524-538.
- OLIVEIRA, D. A. ; CAVALARI, M. F. . Breve panorama do ensino de Matemática no Brasil sob a perspectiva de gênero. In: XIV Seminário Nacional de História da Matemática, 2021, Uberaba - Remoto. Anais do XIV Seminário Nacional de História da Matemática, 2021.
- OLIVEIRA, W. F. S. ; MELO, A. J. G. ; MOTA, H. G. ; CRISTOVÃO, E. M. . PRÁTICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O USO DO GEOPLANO NA RESOLUÇÃO DE SISTEMAS LINEARES. In: VII SHIAM, 2021, Campinas. Anais do VII SHIAM. Campinas: Mamoré Educacional, 2021. v. 3. p. 42-46.
2020
- COSTA, F. A. B. ; LEMES, J. C. ; CRISTOVÃO, E. M. . Ensino da Matemática em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para alunos surdos: uma experiência formativa com o Jogo Tiguo. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020, Virtual. Anais do II Enemi. Bahia: Comissão Enemi, 2020. v. 1. p. 1-12.
- LEMES, J. C. ; CRISTOVÃO, E. M. . Práticas inclusivas de Matemática pautadas no uso de Jogos e Materiais Manipulativos e/ou Concretos: Uma pesquisa do tipo Estado da Arte. In: II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, 2020, Virtual. Anais do II Enemi. Bahia: Coordenação Enemi, 2020. v. 1. p. 1-12.
- LEMES, J. C.; CRISTOVAO, E. M. . Elaboração de Jogos e Materiais para a Inclusão: Um estudo com foco no Conhecimento Mobilizado por Futuros Professores de Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2020. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2020.
2019
CAVALARI, MARIANA FEITEIRO; BONFIM, S. H. ; CALABRIA, A. R. . A história da matemática nos cursos de formação de professores de matemática: um mapeamento inicial. In: XIII Seminário Nacional de HIstória da Matemática, 2019, Fortaleza. Anais do XIII Seminário Nacional de HIstória da Matemática, 2019. p. 275-285.
CAVALARI, MARIANA FEITEIRO. A inserção da história da matemática na formação inicial de professores: breves considerações. In: XIII Seminário Nacional de História da Matemática, 2019, Fortaleza. Anais do XIII Seminário Nacional de História da Matemática, 2019. p. 39-52.
MENEZES, I. M. C. A. ; SILVA, A. P. ; FIGUEIREDO FILHO, N. ; NEVES da SILVA, J. R. . CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE ASTRONOMIA EM EVENTO E PERIÓDICO ESPECIALIZADOS DA ÁREA. In: I Encontro Mineiro de Ensino de Física (EMEFIS), 2019, Uberaba - MG. ANAIS - Reflexões sobre o Ensino de Física: diálogos em formação, 2019. v. 01. p. 250-258.
SILVA, L. M. ;NEVES da SILVA, J. R. ANÁLISE COMPARATIVA DO PERFIL EPISTEMOLÓGICO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE CONCEITOS DE MECÂNICA. In: I Encontro Mineiro de Ensino de Física (EMEFIS), 2019, Uberaba - MG. ANAIS - Reflexões sobre o Ensino de Física: diálogos em Formação, 2019. v. 01. p. 237-243.
ALHO, K. R. ; FIGUEIREDO FILHO, N. ; NEVES da SILVA, J. R. . UM MINICURSO DE ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: I encontro Mineiro de Ensino de Física (EMEFIS), 2019, Uberaba - MG. ANAIS - Reflexões sobre o Ensino de Física: diálogos em formação, 2019. v. 01. p. 571-578.
- RIBEIRO, G. G. ; CRISTOVÃO, E. M. . PROPICIAR PRÁTICAS INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA É PRECISO. In: VII Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em aulas de Matemática, 2021, Campinas. INVESTIGAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Campinas: Mamoré Educacional, 2019. v. 4. p. 113-118.
SOARES, P. F. S. ; NEVES da SILVA, J. R. UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO A PARTIR DO PLANEJAMENTO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL SOBRE ACÚSTICA EM CORDAS. In: I Encontro Mineiro de Ensino de Física (EMEFIS), 2019, Uberaba - MG. ANAIS - Reflexões sobre o Ensino de Física: diálogos em formação, 2019. v. 01. p. 579-586.
2018
ALMEIDA, M. V. ; NEVES da SILVA, J. R. ; NEVES, J. A. ; SILVA, A. P. . ANÁLISE DAS CONSTRUÇÕES CONJUNTAS DE CONHECIMENTOS ENTRE UMA PROFESSORA DE FÍSICA E UM LICENCIANDO EM UM PLANEJAMENTO CONJUNTO. In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP e XIV Congresso Estadual de Paulista sobre Formação de Educadores ? CEPFE, 2018, Águas de Londoia. Anais do Evento - IV Congresso Nacional de Formação de Professores (IV CNFP) e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (XIV CEPFE), 2018. p. 1-8.
CRISTOVAO, E. M. ; NEVES da SILVA, J. R. ; BORTOLUZZI, M. B. . FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES NUM GRUPO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES COM PERSPECTIVA COLABORATIVA DE TRABALHO. In: IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP e XIV Congresso Estadual de Paulista sobre Formação de Educadores ? CEPFE, 2018, Águas de Lonoia. Anais do IV Congresso Nacional de Formação de Professores - CNFP e XIV Congresso Estadual de Paulista sobre Formação de Educadores ? CEPFE, 2018. p. 1-8.
CRISTOVÃO, E. M.; SANTOS, J. R. ; OLIVEIRA, J. R. S. ; SILVA, J. R. N. . INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: RELATO SOBRE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR. In: VII Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018, Fortaleza. Anais do VII Enalic. Fortaleza: Realize Eventos Científicos, 2018. v. 1. p. 1-14.
CRISTOVAO, E. M. ; SANTOS, J. R. ; OLIVEIRA, J. R. S. ; NEVES DA SILVA, JOÃO RICARDO . INTERDISCIPLINARIDADE EM CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA: RELATO SOBRE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA PRÁTICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR. In: VII Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018, Fortaleza. Anais do VII ENALIC, 2018.
SANTOS, J. R. ; CRISTOVÃO, E. M. ; FURLANI, J. M. S. . O PROGRAMA RESIDÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ: OPORTUNIDADE OU ARMADILHA?. In: VII Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018, Fortaleza. Anais VII Enalic. Fortaleza: Realize Eventos Científicos, 2018. v. 1. p. 1-12.
2017
VIANA, T. M. S. ; DINIZ, N. P. ; FOCHI, M. B. S. L. ; DUARTE, V. G. ; TELES, T. P. Z. ; NEVES da SILVA, J. R. . A mediação em um centro de ciências: o caso do espaço interciências da UNIFEI-MG. 2017. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC, 2017, Florianópilis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC. Florianópolis: UFSC, 2017. v. 1. p. 1-8.
BATISTA, A. R. ; SILVA, A. P. ; NEVES da SILVA, J. R. . Análise das tendências presentes nos trabalhos apresentados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (ENPEC) sobre ensino de astronomia. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC, 2017, Florianópilis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC. Florianópolis: UFSC, 2017. v. 1. p. 1-8.
ALMEIDA, A. L. ; CRISTOVÃO, E. M. . O USO DE TIC NO ÂMBITO DE DISCIPLINAS DE CONTEÚDO MATEMÁTICO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. In: VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2017, Campinas. Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: FE Unicamp, 2017. p. 1-12.
PINTO, R. M. ; ALMEIDA, A. L. ; CRISTOVÃO, E. M. . CONSTRUIR SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: SERIA MESMO UMA TAREFA SIMPLES?. In: VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2017, Campinas. Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas: FE Unicamp, 2017. p. 1-7.
SANTOS, M. R. ; CAVALARI, M. F. . Porque utilizar a História da Matemática no Ensino de Matemática? Concepções de professores de Matemática do Ensino Médio do município de Itajubá-MG. In: XII Seminário Nacional de História da Matemática, 2017, Itajubá. Anais do XII Seminário Nacional de História da Matemática, 2017. p. 348-354.
OLIVEIRA, D. A. ; CAVALARI, M. F. ; GIACOMETTI, M. S. . Visões de Ciência e a imagem do Cientista: Um estudo dos trabalhos publicados na Revista Brasileira de Ensino de Física. In: XI Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.
2016
NEVES, J. A. ; NEVES da SILVA, J. R. ; FIGUEIREDO FILHO, N. ; CAETANO, T. C. . Relato de uma experiência de estágio supervisionado na EaD: relações entre a formação inicial e continuada de professores de Física. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016, São João del Rei. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016.
SILVA, A. P. ; NEVES da SILVA, J. R. ; MOREIRA, C. C. ; FIGUEIREDO FILHO, N. . Aproximações entre o ensino presencial e a distância na formação de professores de física: um caso a respeito do conteúdo de transposição didática em mecânica. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016, São João del Rei. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016.
CRISTOVAO, E. M. ; NEVES da SILVA, J. R. ; KAISER, B. M. . Práticas de letramentos para intervenções no ensino médio: uma experiência de planejamento colaborativo. In: V Colóquio Nacional de Hipertexto, 2016, Redenção. Anais do V Colóquio Nacional de Hipertexto, 2016. v. 2. p. 38-47.
KAISER, B. M. ; NEVES da SILVA, J. R. ; CRISTOVAO, E. M. . PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM UM CONTEXTO DE PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA. In: VII Congresso Brasileiro de extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. Anais do VII CBEU. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2016. v. 1. p. 1-12.
- CRISTOVÃO, E. M.; MARCATTO, F. S. F. . Uma experiência de colaboração e aprendizagem no PIBID Matemática da Unifei. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Águas de Lindóia - SP. Anais do.... Águas de Lindóia: Unesp, 2016. v. 1. p. 7834-7843.
CRISTOVÃO, E. M.. ESTUDO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE UMA COMUNIDADE DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DOCENTE. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Enem. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-13.
CRISTOVÃO, E. M.; KAIZER, B. M. ; SILVA, J. R. N. . PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO EM UM CONTEXTO DE PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2016, Ouro Preto. Anais do CBEU. Ouro Preto, 2016. v. 1. p. 1-12.
CRISTOVÃO, E. M.; SILVA, J. R. N. ; KAIZER, B. M. . Práticas de letramento para intervenções no ensino médio: uma experiência de planejamento colaborativo. In: V Colóquio Nacional de Hipertexto Multiletramentos e Multimodalidades: questões de ensino e de pesquisa, 2016, Redenção. Anais do V Colóquio Nacional de Hipertexto Multiletramentos e Multimodalidades, 2016. v. 2. p. 38-46.
KAIZER, B. M. ; OLIVEIRA, D. P. ; CRISTOVÃO, E. M. . O uso de tecnologias digitais numa perspectiva de interação e produção de conhecimento científico no ensino médio. In: V Colóquio Nacional de Hipertexto Multiletramentos e Multimodalidades: questões de ensino e de pesquisa, 2016, Redenção. Anais do V Colóquio Nacional de Hipertexto - CHIP. Redenção: UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA, 2016. v. 2. p. 253-261.
CAVALARI, M. F.. Chaim Samuel Hönig (1926- ) e a Comunidade Matemática Brasileira. In: XV Seminário Nacional de História da Ciência e Tecnologia, 2016, Florianópolis. Anais Eletrônicos do 15o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2016. p. 1-10.
2015
NEVES da SILVA, J. R.; ORQUIZA DE CARVALHO, L. M. . Uma proposta de metodologia de análise das interações linguística na pesquisa em ensino de ciências baseada na Teoria do Agir Comunicativo. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2016, Águas de Lindóia. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia: X ENPEC, 2015. v. 1. p. 1-9.