Artigos Publicados em Periódicos
2022
- CAVALARI, MARIANA FEITEIRO; MORAES, S. R. A ; CALABRIA, A. R. ; BONFIM, S. H. . História da Matemática na formação de professores: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 1-24, 2022.
- CRISTOVÃO, E. M.; MARCO, F. F. ; SANTOS, B. R. ; AMORIM, L. G. K. M. . Perspectivas de Interdisciplinaridade explicitadas em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática em Universidades Públicas Brasileiras. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, p. 464-500, 2022.
- MOTA, HEDNAN GUIMARÃES ; CAVALARI, MARIANA FEITEIRO . Etnomatemática no ensino: um estudo nos trabalhos publicados em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e36111124862, 2022.
- PEREIRA, ANA CRISTINA SILVA ; CAVALARI, MARIANA FEITEIRO . Contribuições do estudo de mulheres na matemática para a formação de professores: uma investigação acerca dos conhecimentos matemáticos para o ensino. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 9, p. 318-332, 2022.
- SANTOS DE OLIVEIRA, WELLINGTON FABIANO ; MATESCO CRISTOVÃO, ELIANE . Geometria Espacial nas questões do Enem. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO), v. 27, p. 104-116, 2022.
- SILVA, J. R. N. ; CRISTOVÃO, E. M. ; SANTOS, J. R. ; OLIVEIRA, J. R. S. . A Prática de Ensino Interdisciplinar como contexto para elaboração de propostas de projetos com enfoque CTS no Ensino de Ciências e Matemática. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE), v. 12, p. 195-212, 2022.
2021
- BORGES, Letícia Campos ; CAVALARI, M. F. . A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, p. 174-199, 2021.
- CARVALHO, LETÍCIA SOUSA ; CAVALARI, M. F. ; CRISTOVAO, E. M. . História da Matemática em sala de aula: contribuições para o ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau na Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-24, 2021.
- CUNHA, L. S. ; SILVA, L. F. ; SILVA, A. P. ; NEVES da SILVA, J. R. . Elementos da base de conhecimentos para o ensino: uma análise de licenciandos em física em desenvolvimento de atividades pedagógicas. Enseñanza de la Física, v. 2, p. 9-29, 2021.
- CRISTOVAO, E. M. ; NEVES da SILVA, J. R. ; BORTOLUZZI, M. B. . Possibilidades do planejamento conjunto de práticas inovadoras para o ensino de Ciências, Matemática e Ed. Física. COM A PALAVRA, O PROFESSOR, v. 6, p. 97-117, 2021.
- CRISTOVÃO, E. M.; SILVA, J. C. ; MOREIRA, M. D. D. . Experiências Formativas na Licenciatura em Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 14, p. 1-22, 2021.
- CRISTOVÃO, E. M.; FIORENTINI, D. . A investigação narrativa no estudo
da aprendizagem de professores de matemática em espaços colaborativos
híbridos universidade-escola. SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION, v. 9, p.
34-60, 2021.
- CRISTOVÃO, E. M.; MARCO, F. F. ; OLIVEIRA, A. T. C. C. ; ANDRADE, F. C. .
Propostas de Estágios dos Cursos de Licenciatura em Matemática de
Universidades Públicas da Região Sudeste do Brasil. REVISTA SERGIPANA DE
MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 61-84, 2021.
- CRISTOVÃO, E. M.; SANTOS, J. R. . Impactos do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Unifei. COM A PALAVRA, O PROFESSOR, v. 6, p. 39-64, 2021.
- LEMES, J. C. ; CRISTOVÃO, E. M. . Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 16, n. 38, p. 179-198, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344.
- RIBEIRO, G. G. ; CRISTOVÃO, E. M. . Conhecimento especializado de licenciandos em Matemática no contexto de práticas formativas para inclusão. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 29, p. 1-19, 2021.
- ROZENTALSKI, EVANDRO; PORTO, PAULO. A ÉTICA QUÍMICA E SEU ENSINO A ESTUDANTES DE QUÍMICA. QUÍMICA NOVA (ONLINE), v. 44, p. 1210-1218, 2021.
SANTOS, B. da R. ; CORREIA, A. C. V. ; NUNES, I. V. O. ; CRISTOVÃO, E. M. . Relacionando a Matemática com outras Áreas do Conhecimento: uma experiência sobre aplicações de logaritmo no Residência Pedagógica. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE), v. 11, p. 39-59, 2021.
- VIDARTE, José ; CHACHAPOYAS, N. ; CAVALARI, M. F. . O paradoxo de Bertrand e os axiomas de Kolmogorov: uma proposta para a formação de professores. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 8, p. 84-103, 2021.
2020
- JULIAO, G. S. ; CRISTOVÃO, E. M. ; OLIVEIRA, P.C. . Uma análise de representações semióticas no estudo de sequências numéricas com alunos do Ensino Médio. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 13, p. 1-19, 2020.
- NEVES DA SILVA, JOÃO RICARDO; ALMEIDA, M. V. ; NEVES, J. A. ; SILVA, A. P. . Base de conhecimentos para o ensino de professores de física em planejamento conjunto do tema energia e suas transformações. GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS, v. 15, p. 3-18, 2020.
2019
MORAES, S. R. A. ; CAVALARI, MARIANA FEITEIRO . A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UNIVERSIDADES FEDERAIS LOCALIZADAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista paranaense de Educação Matemática, v. 8, p. 121-148, 2019.
OLIVEIRA, DANIELE APARECIDA.; CAVALARI, MARIANA FEITEIRO. Obstáculos enfrentados por mulheres matemáticas na academia no século XX: Um estudo em seis biografias. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 19, n. 38, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.19,no38/1%20-%20A201917971654-Final.pdf
- CAVALARI, M. F.; NOBRE, S. R. . Chaim Samuel Hönig(1926 - 2018): trajetória acadêmica e contribuições para o desenvolvimento da Matemática Brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 19, p. 117-139, 2019.
- CALDATTO, MARLOVA ESTELA ; NEVES DA SILVA, JOÃO RICARDO . Uma discussão sobre a formação de Professores promovida por um IES federal por meio da -Complementação Pedagógica para Não Licenciados-: o caso do professor de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 36, p. 224-255, 2019.
- CARVALHO, LETÍCIA SOUSA ; CAVALARI, MARIANA FEITEIRO . A História da Matemática na Educação Básica: Concepção de licenciandos(as) em Matemática. Research, Society and Development, v. 8, p. 2884872, 2019.
SOARES DE LIMA, JOÃO PAULO ; CAVALARI, MARIANA FEITEIRO . A matemática em uma das primeiras instituições de ensino de engenharia no Brasil. Boletim Cearense de Educação Matemática, v. 5, p. 59-73, 2019.
2018
PERALTA, D. A. ; NEVES da SILVA, J. R. ; PACHECO, J. A. B. A racionalidade subjacente em processos de implementações curriculares: um olhar habermasiano sobre relatos de professores de matemática. Educação em Revista, v. 19, p. 33-52, 2018.
FRANCISQUINI, R. F. ; SILVA, A. P. ; NEVES da SILVA, J. R. ; STANO, R. C. M. T. . Identidade docente de professores que atuam na educação especial. Research, Society and Development, v. 7, p. 1-22, 2018.
CRISTOVÃO, ELIANE MATESCO; MARCATTO, FLAVIA SUELI FABIANI . PIBID Matemática UNIFEI uma experiência de colaboração e aprendizagem. Revista @mbienteeducação, v. 11, p. 110-119, 2018.
CRISTOVÃO, E. M.; FIORENTINI, D. . Eixos para analisar a aprendizagem profissional docente em comunidades de professores. UNIÓN (SAN CRISTOBAL DE LA LAGUNA), v. 52, p. 11-33, 2018.
RIBEIRO, GABRIELA GOMES ; CRISTOVÃO, ELIANE MATESCO . Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de matemática. Revista de Educação Matemática, v. 15, p. 503-522, 2018.
- ROZENTALSKI, E. F.; PORTO, P. A. . Diagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral: uma análise sob o viés da semiótica peirceana. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 24, p. 449-466, 2018.
ANDRADE, B. S. ; ALMEIDA, A. L. ; CRISTOVÃO, E. M. . Por trás de fotografias e imagens: reflexões sobre o uso de tecnologias à luz das implicações do currículo oculto. Revista de Estudos e Pesquisas sobre ensino tecnológico, v. 4, p. 143-158, 2018.
2017
NEVES da SILVA, J. R.; ORQUIZA DE CARVALHO, L. M. . Contribuições das Concepções de Jürgen Habermas para a Construção de um Dispositivo de Análise das Interações Linguísticas Voltado à Pesquisa em Ensino de Ciências. Alexandria (UFSC), v. 10, p. 239-258, 2017.
NOGUEIRA, D. R. ; NEVES da SILVA, J. R. . Análise do processo de construção da autonomia docente em um Pequeno Grupo de Pesquisa de professores da Educação Básica a partir do planejamento conjunto de uma abordagem temática. Formação Docente, v. 09, p. 29/2-52, 2017.
CARLINI, E. M. P. ; CAVALARI, M. F. . As funções didáticas da História da Matemática do Ensino Médio. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 2, p. 71-88, 2017.
ALMEIDA, A. L. ; CRISTOVÃO, E. M. . Estado do conhecimento da pesquisa brasileira sobre disciplinas de conteúdo matemático na Licenciatura. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 25, p. 515-533, 2017.
2016
NEVES da SILVA, J. R.; ORQUIZA-de-CARVALHO, L. M. . Uma compreensão do processo de interação comunicativa em grupos de planejamento conjunto entre docentes da licenciatura em física na perspectiva da teoria do agir comunicativo. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 21, p. 145, 2016.
2015
- ROZENTALSKI, E. F.; PORTO, P. A. . Imagens de Orbitais em livros didáticos de Química Geral no século XX: uma análise semiótica. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 181-207, 2015.