Artigos Publicados em Periódicos

2022


  • CAVALARI, MARIANA FEITEIRO; MORAES, S. R. A ; CALABRIA, A. R. ; BONFIM, S. H. . História da Matemática na formação de professores: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 8, p. 1-24, 2022.
  • CRISTOVÃO, E. M.; MARCO, F. F. ; SANTOS, B. R. ; AMORIM, L. G. K. M. . Perspectivas de Interdisciplinaridade explicitadas em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática em Universidades Públicas Brasileiras. Educação Matemática Pesquisa, v. 24, p. 464-500, 2022.
  • MOTA, HEDNAN GUIMARÃES ; CAVALARI, MARIANA FEITEIRO . Etnomatemática no ensino: um estudo nos trabalhos publicados em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 11, p. e36111124862, 2022.
  • PEREIRA, ANA CRISTINA SILVA ; CAVALARI, MARIANA FEITEIRO . Contribuições do estudo de mulheres na matemática para a formação de professores: uma investigação acerca dos conhecimentos matemáticos para o ensino. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 9, p. 318-332, 2022.
  • SANTOS DE OLIVEIRA, WELLINGTON FABIANO ; MATESCO CRISTOVÃO, ELIANE . Geometria Espacial nas questões do Enem. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (SÃO PAULO), v. 27, p. 104-116, 2022.
  • SILVA, J. R. N. ; CRISTOVÃO, E. M. ; SANTOS, J. R. ; OLIVEIRA, J. R. S. . A Prática de Ensino Interdisciplinar como contexto para elaboração de propostas de projetos com enfoque CTS no Ensino de Ciências e Matemática. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE), v. 12, p. 195-212, 2022.

2021


  • BORGES, Letícia Campos ; CAVALARI, M. F. . A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, p. 174-199, 2021.
  • CARVALHO, LETÍCIA SOUSA ; CAVALARI, M. F. ; CRISTOVAO, E. M. . História da Matemática em sala de aula: contribuições para o ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau na Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 12, p. 1-24, 2021.
  • CUNHA, L. S. ; SILVA, L. F. ; SILVA, A. P. ; NEVES da SILVA, J. R. . Elementos da base de conhecimentos para o ensino: uma análise de licenciandos em física em desenvolvimento de atividades pedagógicas. Enseñanza de la Física, v. 2, p. 9-29, 2021.
  • CRISTOVAO, E. M. ; NEVES da SILVA, J. R. ; BORTOLUZZI, M. B. . Possibilidades do planejamento conjunto de práticas inovadoras para o ensino de Ciências, Matemática e Ed. Física. COM A PALAVRA, O PROFESSOR, v. 6, p. 97-117, 2021.
  • CRISTOVÃO, E. M.; SILVA, J. C. ; MOREIRA, M. D. D. . Experiências Formativas na Licenciatura em Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 14, p. 1-22, 2021.
  • CRISTOVÃO, E. M.; FIORENTINI, D. . A investigação narrativa no estudo da aprendizagem de professores de matemática em espaços colaborativos híbridos universidade-escola. SISYPHUS - JOURNAL OF EDUCATION, v. 9, p. 34-60, 2021.
  • CRISTOVÃO, E. M.; MARCO, F. F. ; OLIVEIRA, A. T. C. C. ; ANDRADE, F. C. . Propostas de Estágios dos Cursos de Licenciatura em Matemática de Universidades Públicas da Região Sudeste do Brasil. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 3, p. 61-84, 2021.
  • CRISTOVÃO, E. M.; SANTOS, J. R. . Impactos do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores de Ciências e Matemática da Unifei. COM A PALAVRA, O PROFESSOR, v. 6, p. 39-64, 2021.
  • LEMES, J. C. ; CRISTOVÃO, E. M. . Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 16, n. 38, p. 179-198, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344.
  • RIBEIRO, G. G. ; CRISTOVÃO, E. M. . Conhecimento especializado de licenciandos em Matemática no contexto de práticas formativas para inclusão. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 29, p. 1-19, 2021.
  • ROZENTALSKI, EVANDRO; PORTO, PAULO. A ÉTICA QUÍMICA E SEU ENSINO A ESTUDANTES DE QUÍMICA. QUÍMICA NOVA (ONLINE), v. 44, p. 1210-1218, 2021.
  • SANTOS, B. da R. ; CORREIA, A. C. V. ; NUNES, I. V. O. ; CRISTOVÃO, E. M. . Relacionando a Matemática com outras Áreas do Conhecimento: uma experiência sobre aplicações de logaritmo no Residência Pedagógica. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE), v. 11, p. 39-59, 2021.

  • VIDARTE, José ; CHACHAPOYAS, N. ; CAVALARI, M. F. . O paradoxo de Bertrand e os axiomas de Kolmogorov: uma proposta para a formação de professores. BOLETIM CEARENSE DE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 8, p. 84-103, 2021.

2020


  • JULIAO, G. S. ; CRISTOVÃO, E. M. ; OLIVEIRA, P.C. . Uma análise de representações semióticas no estudo de sequências numéricas com alunos do Ensino Médio. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 13, p. 1-19, 2020.
  • NEVES DA SILVA, JOÃO RICARDO; ALMEIDA, M. V. ; NEVES, J. A. ; SILVA, A. P. . Base de conhecimentos para o ensino de professores de física em planejamento conjunto do tema energia e suas transformações. GÓNDOLA, ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LAS CIENCIAS, v. 15, p. 3-18, 2020.

2019


  • CAVALARI, M. F.; NOBRE, S. R. . Chaim Samuel Hönig(1926 - 2018): trajetória acadêmica e contribuições para o desenvolvimento da Matemática Brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, v. 19, p. 117-139, 2019.
  • CALDATTO, MARLOVA ESTELA ; NEVES DA SILVA, JOÃO RICARDO . Uma discussão sobre a formação de Professores promovida por um IES federal por meio da -Complementação Pedagógica para Não Licenciados-: o caso do professor de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física , v. 36, p. 224-255, 2019.
  • CARVALHO, LETÍCIA SOUSA ; CAVALARI, MARIANA FEITEIRO . A História da Matemática na Educação Básica: Concepção de licenciandos(as) em Matemática. Research, Society and Development, v. 8, p. 2884872, 2019.

2018


  • ROZENTALSKI, E. F.; PORTO, P. A. . Diagramas de energia de orbitais em livros didáticos de Química Geral: uma análise sob o viés da semiótica peirceana. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 24, p. 449-466, 2018.

2017


2016


2015

  • ROZENTALSKI, E. F.; PORTO, P. A. . Imagens de Orbitais em livros didáticos de Química Geral no século XX: uma análise semiótica. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 181-207, 2015.

Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Formativas - GPEMPF
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora