Pesquisas concluídas

2021

  • Amanda Kethleen Manfredini Carneiro. As concepções dos futuros professores de Universidades Federais de Minas Gerais acerca das contribuições do estudo de Gênero e História das Mulheres na Matemática para sua atuação profissional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.

  • Daniele Aparecida de Oliveira. Percepção de barreiras e suportes na carreira acadêmica dos estudantes de matemática: um estudo de gênero. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.
  • Gabriela Gomes Ribeiro. Conhecimentos Mobilizados por Futuros Professores de Matemática em um Contexto de Práticas Formativas na Perspectiva Inclusiva. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Eliane Matesco Cristovão. Coorientadora: Denise P. de Alcantara Ferraz.

  • Ivan Schumann de Melo Santos. Educação financeira no ensino médio integral e integrado: um estudo da própria prática. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Eliane Matesco Cristovão.

  • Larissa Rafaela Silva Lima. Conhecimento Especializado mobilizado por futuros professores de Matemática no contexto do Programa Residência Pedagógica. 2021. Iniciação Científica - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Eliane Matesco Cristovão.

  • Larissa Rafaela Silva Lima. Conhecimento Especializado mobilizado por futuros professores de Matemática nos contextos do Estágio Supervisionado e da Residência Pedagógica: aproximações e distanciamentos. 2021. 85p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Eliane Matesco Cristovão.

2020

  • Alice Juliana Garcia de Melo. Contribuições de um Jogo digital para a aprendizagem matemática de alunos com Deficiência Intelectual. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Eliane Matesco Cristovão.

  • Bruna Silva. Contribuições da contextualização para a aprendizagem da matemática de alunos de uma escola do campo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Eliane Matesco Cristovão.
  • Bruno Cavalcante Martins Noronha. História da Matemática na Formação de Professores: David Hilbert e suas contribuições para a Matemática do século XX. 2020. Iniciação Científica - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.
  • Bruno Cavalcante Martins Noronha. Uma Biografia de Kurt Gödel e os Impactos dos Teoremas da Incompletude no cenário científico internacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.
  • Hednan Guimarães Mota. Etnomatemática na Sala de Aula: Uma análise dos trabalhos publicados nos anais das cinco últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.
  • Helen Kris Renó Cintra. Uma breve biografia de Felix Klein e suas contribuições para a matemática e educação matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.
  • Leticia Souza Carvalho. Uma análise de possibilidades e dificuldades da utilização da História da Matemática para o ensino e aprendizagem da equação do primeiro grau na Educação Básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em CIências) - Universidade Federal de Itajubá, . Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.
  • Wellington Fabiano Santos de Oliveira. Níveis de pensamento geométrico exigidos nas questões do Enem sobre Geometria Espacial: Um estudo apoiado na Teoria de van Hiele. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Eliane Matesco Cristovão.

2019

  • Bruna da Rosa Santos. Interdisciplinaridade entre a matemática e a dança: trilhando novos caminhos no ensino de geometria. 2019.Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Eliane Matesco Cristovão.
  • Laís Helena de Freitas. Percepção de futuros professores de matemática em relação aos Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo apresentados nas disciplinas cursada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Eliane Matesco Cristovão. Co-orientador: João Ricardo Neves da Silva.

  • Letícia de Campos Borges. A História da Matemática e a formação de professores em teses e dissertações brasileiras. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.

2018

  • Silvia Raquel Aparecida de Moraes. A história da Matemática nos cursos de Formação de Professores das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.

2017

  • Daniele Aparecida de Oliveira. O século de ouro para as mulheres na Matemática: Um estudo das questões de gênero em biografias de algumas mulheres que se dedicaram à Matemática no século XX. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.
  • Leticia Souza Carvalho. Concepções de Licenciandos de Matemática de uma Universidade Federal localizada no sul de Minas Gerais sobre a utilização da Hitória da Matemática em aulas de Matemática da Educação Básica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Itajubá. Orientadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.
Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Formativas - GPEMPF
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora