Projetos concluídos

Fundamentos de Educação Matemática Crítica e Justiça Social: Repensando a prática docente.

Promover uma formação inicial e continuada de professores de matemática sobre os elementos teóricos e práticos da Educação Matemática Crítica, de modo que se possa analisar as manifestações dos participantes em respeito à relação entre matemática e construção social e os sentidos expressos sobre educação matemática e formação crítica dos estudantes, proporcionando reflexões a respeito da necessidade do ensino da Educação Matemática Crítica diante do contexto social e histórico atual.

Coordenadora: Eliane Matesco Cristovão

Integrantes: João Ricardo Neves da Silva / Sadhu Abraham Vicencio Andrade.

A história da Matemática na formação inicial de professores de Matemática nas Universidades Federais brasileiras.

Diversas pesquisas na área de Educação Matemática têm apontado que a História da Matemática (HM) pode ser uma abordagem interessante para o ensino de Matemática na Educação Básica. Neste sentido, alguns pesquisadores da área de História da Matemática e de Educação Matemática tem indicado a necessidade da inclusão, nos cursos de Licenciatura em Matemática, de tópicos relativos à HM e à utilização da HM no ensino de Matemática. Entretanto, são poucas as pesquisas que foram realizadas em território nacional que tem como foco a HM nos cursos de formação de professores. Diante deste contexto, propomos a realização de uma investigação acerca do seguinte questionamento: que aspectos da História da Matemática e que articulações entre História da Matemática e o ensino de Matemática na Educação Básica são contemplados nos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos por Universidades Federais brasileiras? Com vistas a responder este questionamento, analisaremos os Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de licenciatura em Matemática destas instituições e enviaremos questionários aos coordenadores destes cursos e aos docentes que lecionam e/ou lecionaram, nos últimos dois anos, disciplinas que apresentam estas temáticas.

Coordenadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva.

Integrantes: Angélica Raiz Calábria, Sergio Roberto Nobre, Sabrina Helena Bonfim, Giovana Elias Riboli Freire e Silvia Raquel Aparecida de Moraes

Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq (Edital Universal 01/2016).


Investigação e caracterização das construções metodológicas de grupos de planejamento conjunto empreendidas por docentes do ensino superior de ciências da natureza

Neste projeto de pesquisa pretendemos investigar o contexto de produção e caracterizar as construções metodológicas empreendidas por grupos de docentes do ensino superior em situação de Grupo de Planejamento Conjunto (GPC). Com apoio dos referenciais teóricos que versam sobre as interações linguísticas como possibilitadoras de entendimento e das necessidades proeminentes de interação e aproximação metodológica nas disciplinas das licenciaturas, buscaremos formar grupos de planejamento com docentes de diferentes disciplinas que atuam nas licenciaturas em ciências da natureza (Física, Química e Biologia), além da Matemática, no intento de planejar e elaborar metodologias de ensino a serem desenvolvidas na formação de futuros professores dessas áreas. Essas metodologias podem ser voltadas às disciplinas específicas de conteúdo, às disciplinas pedagógicas e também às possibilidades de trabalho conjunto entre elas. Pretende-se registrar os encontros de planejamento conjunto em áudios, vídeos e diários de campo e, com esses dados, caracterizar as produções conjuntas dos docentes com respeito a três aspectos: metodologias de ensino produzidas em conjunto, características das interações linguísticas entre os docentes e construção conjunta de concepções sobre formação de professores de ciências da natureza e matemática..

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: João Ricardo Neves da Silva - Coordenador / Agenor Pina da Silva - Integrante / Luciano Fernandes Silva - Integrante / Eliane Matesco Cristovão - Integrante / Jane Raquel Silva de Oliveira - Integrante / Nataly Carvalho Lopes - Integrante / Thiago Mendonça - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Programa de formação continuada de professores em Ciências e Matemática: uma proposta de ações colaborativas com foco na nova BNCC

A partir da formação de grupos colaborativos de professores, pretende-se continuar subsidiando um processo formativo voltado ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de sequencias didáticas e propostas de ensino. Esse processo tem se dado, desde 2017, com a criação do Grupo de estudos Interdisciplinares e Formação de Professores da Unifei (GEIFOP). Especificamente nesta versão do projeto, a temática a ser desenvolvida no GEIFOP é ?A nova BNCC e como desenvolvê-la em sala de aula?. Voltada a professores de Ciências da Natureza e Matemática, a perspectiva é a de estudo conjunto e construção coletiva de diversas propostas de inserção das unidades temáticas descritas na nova BNCC junto aos professores da educação básica. O objetivo principal deste projeto de extensão é o de manter ativo um programa contínuo de formação continuada de professores baseado em uma perspectiva de trabalho colaborativo entre professores e licenciandos.

Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) . 

Integrantes: Eliane Matesco Cristovão - Coordenador / João Ricardo Neves da Silva - Integrante / Mariella Brighenti Bortoluzzi - Integrante / Evandro Fortes Rozentalski - Integrante / Marcela de Moraes Agudo - Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal de Itajubá - Auxílio financeiro.


Estudo sobre conhecimentos e aprendizagens de professores e futuros professores em contextos colaborativos

O objetivo principal deste projeto de pesquisa é investigar e caracterizar os conhecimentos e as aprendizagens de professores e futuros professores que participam de contextos colaborativos de formação na Unifei. Um destes contextos é o Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP), constituído por estudantes de Licenciatura em Física e em Matemática, mestrandos do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, professores da escola básica e formadores, onde é incentivado o planejamento e desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de ciências e matemática. Dentro desse grupo foram constituídos Pequenos Grupos de Planejamento conjunto (PGPs), alguns voltados ao ensino de física, outros de matemática e outros com foco no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, de acordo com as demandas apontadas pelos professores e mestrandos participantes. A partir do desenvolvimento destas ações planejadas pelos PGPs, seus membros produzirão narrativas reflexivas sobre estas práticas e, além disso, as reuniões destes PGPs tem sido áudio-gravadas e transcritas. Assim, a partir da análise narrativa de episódios descritos com auxílio destas transcrições, dos materiais e das narrativas produzidas em cada PGP, buscaremos investigar e caracterizar os conhecimentos e aprendizagens produzidas por professores e futuros professores nesse contexto, de acordo com referenciais sobre conhecimento especializado do professor e aprendizagem docente em comunidades. Este projeto visa contribuir com o fortalecimento dos processos formativos de professores e estudantes de licenciatura na Unifei, especialmente aqueles desenvolvidos numa perspectiva colaborativa, e também com o crescimento da pesquisa na área..

Integrantes: Eliane Matesco Cristovão - Coordenador.

Número de orientações: 1

Ciência nas Escolas: mostra de cinema científico e feira itinerante de ciências e matemática nas escolas públicas de Itajubá/MG.

O presente projeto de extensão possui dois objetivos centrais que se complementam. O primeiro deles visa contribuir com a difusão de conhecimentos científicos junto aos estudantes da educação básica de escolas públicas de Itajubá, promovendo a divulgação e popularização da ciência, além de desmistificar ideias e valores que distanciam tal público de atividades e possíveis escolhas profissionais relacionadas à ciência, já que essa pode ser considerada distante e difícil para alguns estudantes. O outro objetivo do projeto se relaciona com a formação dos futuros professores de biologia, física, matemática e química, pois o projeto visa também o estudo e a elaboração de recursos e atividades que promovam a aproximação e experiência dos licenciandos quanto à elaboração de meios que possam contribuir com a compreensão de conceitos científicos, o que pode contribuir com sua futura prática docente em sala de aula. Para tanto, o projeto terá equipe executora composta por docentes e estudantes das licenciaturas da Unifei, bem como a participação de professores da rede básica de educação e pretende promover feiras itinerantes e mostra de cinema científico nas escolas de educação básica da cidade de Itajubá/MG.

Integrantes: Hevilla Nobre Cezar - Coordenador / Mariana Feiteiro Cavalari Silva - Integrante / Janaína Roberta dos Santos - Integrante / Simone Policena rosa - Integrante / Agenor Pina da Silva - Integrante / Flávio Ferreira Freitas - Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal de Itajubá - Auxílio financeiro.


Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Formativas - GPEMPF
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