Projetos em andamento

UM CURRÍCULO PARA A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO PONTO DE VISTA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - a necessária renovação da formação de professores de Matemática, tendo em vista a profissão docente na educação básica

A partir de uma demanda do GT7 da SBEM-Brasil, este projeto de pesquisa propõe sistematizar elementos que devam compor o processo de formação de professores de matemática que rompa com o modelo denominado 3+1 e que incorpore a perspectiva teórica do campo Educação Matemática. Propõe-se a realização de estudos, debates com autores e levantamento da produção existente no sentido de compreender as principais críticas ao atual modelo e elaborar princípios formativos, assim como uma ou mais proposta de plano curricular, visando a formação de professores de Matemática voltada para a profissão.

Coordenadora: Samira Zaidan

Integrantes: Eliane Matesco Cristovão - Integrante / Ana Cristina Ferreira - Integrante / Patrícia Sandalo Pereira - Integrante / Cirléia Pereira Barbosa - Integrante / Flávia Cristina Figueiredo Coura - Integrante / Marlova Estela Caldatto - Integrante / Samira Zaidan - Coordenador / Enio Freire de Paula - Integrante / Vania Cristina da Silva Rodrigues - Integrante / Alana Nunes Pereira - Integrante / Elenilton Godoy - Integrante.

Fatores que influenciam o acesso de mulheres ao Ensino Superior em áreas de STEM (Science, Tecchnology, Engineering and Mathematics) no Brasil

As mulheres adquiriram o direito ao acesso no ensino superior no final do século XIX e, em alguns países, somente no início do século XX. Embora as mulheres, no decorrer do século XX, tenham conquistado seu espaço neste nível de ensino, elas ainda representam a minoria dos matriculados no ensino superior em cursos relativos às áreas de STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics). Desta forma, podemos afirmar que, ainda, há fatores que influenciam negativamente o acesso de mulheres ao Ensino Superior em tais áreas. Diante deste contexto, propomos a realização de uma investigação acerca dos seguintes questionamentos: Quais fatores influenciam o acesso de mulheres brasileiras ao ensino superior nas áreas de STEM? Quais destes fatores estão relacionados às questões educacionais? Que ações podem ser elaboradas com vistas a buscar a equidade no Ensino Superior nestas áreas? Com vistas a responder estes, utilizaremos, como instrumento de coleta de dados, questionários a serem disponibilizados on-line para graduandas nas áreas de STEM. Para analisa-los, utilizaremos técnicas livremente inspiradas na análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2009).

Coordenadora: Mariana Feiteiro Cavalari Silva

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Gisele Leite da Silva / João Ricardo Neves da Silva / Daniele Aparecida de Oliveira / Maria Eduarda Antunes dos Santos / Tânia Geovana Muniz / Amanda Kethleen Manfredini Carneiro / Maria Eduarda Cintra.


Conhecimento Especializado mobilizado por futuros professores na elaboração e implementação de propostas de ensino para a educação básica

O objetivo desta pesquisa é investigar e caracterizar o Conhecimento Especializado mobilizado por futuros professores de Ciências e Matemática na elaboração e implementação de propostas de ensino para a educação básica em diferentes contextos de planejamento. Pautados na base de conhecimentos do professor, elaborada por Shulmann (1986) e, no caso dos futuros professores de matemática, nos subdomínios do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (CARRILLO et. al., 2013), buscaremos evidenciar os conhecimentos mobilizados por futuros professores no âmbito de projetos, programas ou disciplinas em que os mesmos se envolvem, de forma colaborativa, em atividades de elaboração e implementação de diferentes propostas de ensino para a educação básica, as quais podem ter enfoque disciplinar, interdisciplinar e/ou inclusivo. Para investigar e caracterizar os conhecimentos mobilizados pelos futuros professores, inicialmente procuraremos indícios desses conhecimentos nas produções disponibilizadas por eles (planos de aula, projetos, portfólios, relatórios e narrativas entre outros). Posteriormente, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os sujeitos que constituírem amostras convenientes para cada contexto ou tipo de proposta. Estas entrevistas poderão utilizar como ponto de partida perguntas sobre os indícios levantados nas produções e serão áudio-gravadas e transcritas, para posterior aprovação dos sujeitos. A partir da análise articulada dos indícios e das transcrições das entrevistas, poderemos caracterizar os conhecimentos mobilizados pelos futuros professores nesses diferentes contextos, de acordo com os referenciais adotados. Este projeto visa contribuir com o fortalecimento dos processos formativos dos estudantes de licenciatura na Unifei, especialmente aqueles desenvolvidos numa perspectiva colaborativa, e também com o crescimento da pesquisa na área da formação de professores.

Coordenadora: Eliane Matesco Cristovão

Integrantes: Ivan Schumann de Melo Santos / João Ricardo Neves da Silva / Bruna da Silva / JACINTA DE CÁSSIA SOUZA / Raquel Mendes Pinto / Letícia Sousa Carvalho / Gabriela Gomes Ribeiro / Mariana Feiteiro Cavalari Silva / Hevilla Nobre Cezar / Bruno Vinicius da Silva / KAIC JUNQUEIRA DE PAIVA / Marlova Estela Caldatto / CIBELE FARIA CUNHA / Jean Carlos Lemes / Larissa Rafaela Silva Lima.


Produção de estudos de caso em História da Ciência para o Ensino de Química

Este projeto de pesquisa tem por objetivo produzir estudos de caso em História da Ciência para o Ensino de Química. Para tanto, serão produzidos casos históricos de acordo com a contemporânea historiografia da ciência. Esta trata dos princípios e métodos de seleção e análise de fontes históricas, e está em consonância com as reflexões provenientes da Filosofia da Ciência. Esse referencial teórico-metodológico orientará a escrita dos casos históricos com o objetivo de contemplar narrativas contextualizadas e aptas a comunicarem visões adequadas sobre a Natureza da Ciência. Para cada caso histórico produzido serão elencadas as razões, contribuições e implicações para seu uso no Ensino de Química.

Coordenador: Evandro Fortes Rozentalski

Integrantes: Jade Carvalho Ferreira /  Amanda de Souza Pereira / Pâmela Cândido Félix

Grupo de Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Formativas - GPEMPF
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